Um dos pontos fracos do nosso sistema de ensino básico e secundário, e não obstante o Magalhães, o plano tecnológico, os quadros interactivos, ou se calhar por isso mesmo, é a incapacidade de muitos alunos e professores compreenderem o que é Informática, o que é pensamento computacional, o que é esta forma de olhar para a realidade e ser capaz de realizar abstracções de entidades informacionais e de pensar em formas de realizar operações sobre essas entidades de forma automática.
No entanto, a realidade é uma fonte fantástica de problemas simples cuja resolução ajuda a perceber os conceitos fundamentais da Informática, nomeadamente os conceitos de abstracção e de automação.
Seja um problema de arrumar peças de Lego em caixas, seja um problema de descobrir um selo numa colecção, ou de descobrir uma forma mais eficiente de visitar um conjunto de locais numa cidade, há um pensamento comum que nos ajuda a olhar para cada um deles e a encontrar a melhor forma de os resolver.
Informática sem computador é o desafio de olhar para problemas reais que todos conhecemos e descobrir essa leitura diferente, que pode abrir a brincar portas para este mundo da Informática.
Sem comentários:
Enviar um comentário