As TIC, as ferramentas TIC, as ferramentas da Web, servem para disfarçar estas dificuldades e para manter alunos e professores ocupados nas salas de aula em actividades muitas vezes inúteis, pois dão uma visão errada da realidade, em que a tecnologia domina, quando devia ser colocada ao serviço da resolução de problemas.
Todos deviam ler este relatório "Informatics education: Europe cannot afford to miss the boat"
e tomar consciência do que está a acontecer em tantos países, que já tomaram consciência da importância do ensino de Informática desde muito cedo.
O desafio é gigantesco, vai ser preciso desaprender, vais ser necessário compreender que o professor não pode ser alguém que debita na sala de aula aquilo que aprendeu à justa nos dias anteriores, mas tem de ser alguém treinado especificamente para ensinar, para despertar a vontade de aprender, e que distinga os níveis de conhecimento que o professor deve ter e que o aluno deverá atingir.
O professor de música não forma músicos para a orquestra sinfónica nacional, mas tem de saber e ensinar música, e não pode aniquilar o talento musical precoce de um jovem.
Vem isto a propósito das minhas tentativas de desafiar os alunos com problemas tão simples que não é possível o costumeiro refúgio do mau aluno, que não faz, diz como se "faz"...
Recentemente, propús que resolvêssemos "à mão" um problema muito simples de pesquisa de soluções numa árvore, como introdução à resolução de um problema aparentemente mais complexo, relatado noutro sítio. Este problema,
Sem comentários:
Enviar um comentário